Testemunho: Artur, 50 anos, engenheiro

2014-11-22


“Recordo que fui à primeira consulta, por indicação do meu fisioterapeuta,  bastante céptico, após anos de consultas, exames e tratamentos de reumatologia, infrutíferos para solucionar o problema de mãos inchadas, que me impedia de realizar certas tarefas e, por vezes,  me causava dores, sempre incómodas.
A Teresa apontou-me sintomas que se enquadravam em 5 ou 6 items dos 10 mais comuns, associados a hiperssensibilidade ao glúten, e que o consequente efeito inflamatório da sua ingestão exacerbava a minha condição de edema. Eu não sabia muito bem o que era o glúten ou que alimentos o continham.
Poucas semanas depois, quando fui à segunda consulta, estava incrédulo: as mãos não estavam inchadas e o meu peso tinha diminuído cerca de 2Kg!
Descobri assim a minha (totalmente desconhecida) sensibilidade ao Glúten, em que as mãos inchadas representavam apenas o mais incómodo e visível dos efeitos.
Depois resolvi seguir um programa ‘Glúten free’, muito fácil de cumprir e com o qual me sinto muito melhor a todos os níveis.”
Caso: gluten e edemaIn "Casos"